sexta-feira, 3 de junho de 2011

Células-tronco na boca

Uma boca pode revelar muitos segredos. Entre eles, a fonte de células-tronco epiteliais que residem na mucosa, um tecido de fácil acesso.
As células-troncos epiteliais são consideradas raras e estão localizadas em nichos específicos.
"A maioria dos trabalhos existentes na literatura é relativo às células-tronco adultas mesenquimais, que podem ser células da medula óssea ou do cordão umbilical, entre outras," explicou Andrea Mantesso.
Mantesso, que é professora doutora de Patologia Bucal da Faculdade de Odontologia da USP, coordena o projeto Oral epithelial stem cells - evaluation of response to injury and self-renew capacity, em conjunto com Paul Sharpe, do King's College London, na Inglaterra.

Células-tronco epiteliais
A caracterização das células-tronco epiteliais é diferente das mesenquimais. Acredita-se, assim como em outros tecidos do corpo humano, que existam células-tronco no epitélio. Mas, como não há muitas pesquisas a seu respeito, sabemos pouco sobre elas", ressaltou Mantesso.
Nas células-tronco mesenquimais - a partir das quais é possível formar osso, cartilagem, tecido adiposo ou neural entre outros - o processo de caracterização não ocorre da mesma forma que nas células epiteliais.
Durante a primeira etapa, realizada na USP, Mantesso, seu orientando de doutorado Felipe Perozzo Daltoe e Sharpe conseguiram isolar uma população de células da mucosa bucal que expressavam a proteína P75NTR, receptora de neurotrofina e considerada importante, pois distingue uma população enriquecida em células-tronco.
A equipe observou que as células encontradas no experimento proliferavam em maior quantidade e de forma mais rápida que as normais, características comuns às células-tronco e também às células progenitoras.

As células-troncos epiteliais são consideradas raras e estão localizadas em nichos específicos da mucosa.[Imagem: NYU]

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Definições para células-tronco





Microscopia óptica de tecido epitelial



Células epiteliais. Crédito: Wikipédia



A imagem acima mostra um tecido da pele (tecido epitelial). O aglomerado de células claras em roxo são glândulas sebáceas. A perfeita união entre as células epiteliais fazem com que os epitélios sejam eficientes barreiras contra a entrada de agentes invasores como fungos e bactérias. Imagem retirada por Microscópio Óptico.
Sexta-feira, 30 de maio de 2008. Dia Histórico em Brasilia!
Brasil aprova pesquisas com células-tronco embrionárias.
O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, sem restrições, a continuidade das pesquisas com células-tronco embrionárias no país.
Foto cedida por Universidade de Wisconsin, Board of Regents
Vista microscópica 10x de uma colônia de células-tronco embriônicas (as colônias de células-tronco são as massas redondas e densas de células)

Embrião humano na fase de blastocisto, do qual se extraem as células-tronco embrionárias